Transporte vs

Transporte é definido como o deslocamento de uma massa, pessoas ou cargas (produtos, bens, resíduos etc.), de um lugar a outro no espaço. Esse deslocamento ocorre ao longo de um percurso, consumindo uma determinada quantidade de recursos, como tempo e energia. 

Por outro lado, a Mobilidade é a capacidade e a facilidade desse deslocamento, ou seja, é a viabilização dessa locomoção. A mobilidade urbana e sua relação com o transporte pode ser compreendida por meio de quatro pilares (TCU, 2010):

  • Integração entre os planejamentos de transportes e do uso do solo
  • Melhoria do transporte coletivo de passageiros
  • Estímulo ao transporte não motorizado (ativo)
  • Uso racional do automóvel

Transporte vs

De acordo com Council of Logistics Management, conceitua-se logística como o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz a movimentação e armazenagem de bens, os serviços e o processamento do pedido, desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O transporte, por sua vez, é considerado uma das atividades primárias da logística

Transporte vs

Em transporte, o uso de energia está relacionado à capacidade da realização de trabalho, tal como o deslocamento de pessoas e cargas. A quantidade de energia demanda para a realização de um deslocamento depende de elementos como tecnologia e regime de operação. Modos de transporte ou tecnologias energeticamente mais intensivas consomem mais para realizar um dado deslocamento

Transporte vs

Os recursos naturais consistem em materiais extraídos da natureza e usados para atender às necessidades humanas. Quando relacionados ao tema transporte, remetem sobretudo à energia derivada do petróleo, carvão, gás natural, luz solar, ar, água, plantas (biomassa) e animais (gordura) (DHEC, 2008). Deve-se ainda considerar que o transporte, ao representar o consumo de combustíveis por queima, emite poluentes atmosféricos que comprometem um recurso natural imprescindível à sobrevivência dos seres vivos, o ar que respiramos

Energia vs

Principalmente relacionado aos derivados de petróleo, deve-se ter em mente a dependência desse recurso é esgotável, cujas reservas estão distribuídas de forma heterogênea no mundo. Por isso, são necessários esforços no sentido de utilizar melhor os recursos energéticos convencionais, aprimorando a sua cadeia de suprimentos e uso final, sem comprometer o serviço prestado. Além da continua busca por recursos energéticos alternativos que proporcionem resultado semelhante ao obtido com os recursos convencionais associados a uma forma racional de suprimento e uso final

Transporte ativo vs

O transporte ativo consiste no deslocamento de pessoas por meio da caminhada ou do uso de bicicletas, utilizando uma quantidade de energia (kcal) obtida pela alimentação

Energia vs

A queima da energia advinda das atividades dos setores da indústria, transportes, geração de energia etc. contribui para a emissão de poluentes do ar, podendo atingir níveis locais, regionais e globais. A poluição atmosférica decorre da emissão de gases, de sólidos e/ou de aerossóis líquidos, finamente divididos que constituem os chamados poluentes atmosféricos, pois sua existência, quando ocorre em volumes superiores à capacidade da própria atmosfera em dissipá-los ou de dispô-los, por meio da incorporação no solo ou nos corpos d’água, resulta na alteração da composição do ar atmosférico e compromete a saúde dos seres vivos e a integridade dos bens materiais

Mobilidade vs

Existe uma alta correlação existente entre a movimentação de pessoas e cargas e o produto interno bruto (PIB) no mundo em sua forma agregada ou per capita. No Brasil, entre o período de 2005 e 2015, os momentos de transporte de passageiros e de carga cresceram 73% e 47%, respectivamente, enquanto o PIB cresceu aproximadamente 32%, a população 10% e o PIB per capita 20%. A tendência é que o Brasil e os demais países cresçam demograficamente e economicamente, aumentando então a atividade de transportes que, por sua vez, em se mantendo o comportamento atual, tende a aumentar a demanda energia e consequentemente as emissões de GEE e poluentes atmosféricos

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