Transporte vs Mobilidade

Transporte é definido como o deslocamento de uma massa, pessoas ou cargas (produtos, bens, resíduos etc.), de um lugar a outro no espaço. Esse deslocamento ocorre ao longo de um percurso, consumindo uma determinada quantidade de recursos, como tempo e energia. 

Por outro lado, a Mobilidade é a capacidade e a facilidade desse deslocamento, ou seja, é a viabilização dessa locomoção. A mobilidade urbana e sua relação com o transporte pode ser compreendida por meio de quatro pilares (TCU, 2010):

  • Integração entre os planejamentos de transportes e do uso do solo
  • Melhoria do transporte coletivo de passageiros
  • Estímulo ao transporte não motorizado (ativo)
  • Uso racional do automóvel

Transporte vs Logística

De acordo com Council of Logistics Management, conceitua-se logística como o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz a movimentação e armazenagem de bens, os serviços e o processamento do pedido, desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O transporte, por sua vez, é considerado uma das atividades primárias da logística

Transporte vs Energia

Em transporte, o uso de energia está relacionado à capacidade da realização de trabalho, tal como o deslocamento de pessoas e cargas. A quantidade de energia demanda para a realização de um deslocamento depende de elementos como tecnologia e regime de operação. Modos de transporte ou tecnologias energeticamente mais intensivas consomem mais para realizar um dado deslocamento

Transporte vs Recursos naturais

Os recursos naturais consistem em materiais extraídos da natureza e usados para atender às necessidades humanas. Quando relacionados ao tema transporte, remetem sobretudo à energia derivada do petróleo, carvão, gás natural, luz solar, ar, água, plantas (biomassa) e animais (gordura) (DHEC, 2008). Deve-se ainda considerar que o transporte, ao representar o consumo de combustíveis por queima, emite poluentes atmosféricos que comprometem um recurso natural imprescindível à sobrevivência dos seres vivos, o ar que respiramos

Energia vs Recursos naturais

Principalmente relacionado aos derivados de petróleo, deve-se ter em mente a dependência desse recurso é esgotável, cujas reservas estão distribuídas de forma heterogênea no mundo. Por isso, são necessários esforços no sentido de utilizar melhor os recursos energéticos convencionais, aprimorando a sua cadeia de suprimentos e uso final, sem comprometer o serviço prestado. Além da continua busca por recursos energéticos alternativos que proporcionem resultado semelhante ao obtido com os recursos convencionais associados a uma forma racional de suprimento e uso final

Transporte ativo vs Energia

O transporte ativo consiste no deslocamento de pessoas por meio da caminhada ou do uso de bicicletas, utilizando uma quantidade de energia (kcal) obtida pela alimentação

Energia vs Emissões atmosféricas

A queima da energia advinda das atividades dos setores da indústria, transportes, geração de energia etc. contribui para a emissão de poluentes do ar, podendo atingir níveis locais, regionais e globais. A poluição atmosférica decorre da emissão de gases, de sólidos e/ou de aerossóis líquidos, finamente divididos que constituem os chamados poluentes atmosféricos, pois sua existência, quando ocorre em volumes superiores à capacidade da própria atmosfera em dissipá-los ou de dispô-los, por meio da incorporação no solo ou nos corpos d’água, resulta na alteração da composição do ar atmosférico e compromete a saúde dos seres vivos e a integridade dos bens materiais

Mobilidade vs Socioeconomia

Existe uma alta correlação existente entre a movimentação de pessoas e cargas e o produto interno bruto (PIB) no mundo em sua forma agregada ou per capita. No Brasil, entre o período de 2005 e 2015, os momentos de transporte de passageiros e de carga cresceram 73% e 47%, respectivamente, enquanto o PIB cresceu aproximadamente 32%, a população 10% e o PIB per capita 20%. A tendência é que o Brasil e os demais países cresçam demograficamente e economicamente, aumentando então a atividade de transportes que, por sua vez, em se mantendo o comportamento atual, tende a aumentar a demanda energia e consequentemente as emissões de GEE e poluentes atmosféricos

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