Dada a relação entre transporte, socioeconomia, energia e emissões atmosféricas (Gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos), é fundamental um bom planejamento para implantação e gestão dos sistemas de transportes, considerando todo seu ciclo de vida, ou seja, planejamento, projeto, construção, operação e desmobilização. Para cada uma dessas fases existem ações que geral impactos positivos e/ou negativos ao meio ambiente e que devem ser controladas por meio de medidas mitigadoras, que visam reduzir os impactos negativos

Procedimentos de gestão dos transportes sob o enfoque do uso de energia

Para cada etapa do procedimento é associado uma variável, uma possibilidade de ação, os resultados esperados e uma situação de referência. Sua aplicação parte da caracterização de uma situação real, em que se pretende aplicar o planejamento do setor de transporte, considerando-se o consumo racional de energia. Como primeira etapa, propõe-se a análise da real necessidade de realizar viagens e da possibilidade de incentivar o “não deslocamento”.

A princípio, todo incentivo ao não deslocamento é desejável. As viagens que não puderem ser suprimidas devem, se possível e como parte da segunda etapa, do procedimento, ter sua extensão reduzida, dentro do conceito da cidade acessível. Para realizar as viagens imprescindíveis, como terceira etapa do procedimento, escolhe-se o modo de transporte de melhor eficiência energética. Para os casos em que o uso do transporte rodoviário é inevitável, deve-se buscar, quando possível, veículos com maior lotação possível e/ou buscar tecnologias capazes de tornar a viagem mais eficiente

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